Saúde corpo e mente na infância
Quem vive perto de uma criança já deve ter observado que a infância está bem diferente da vivida nas gerações passadas. Hoje vamos falar sobre saúde corpo e mente na infância, se você ama algum pequeno gigante, leia esse post completo.

As crianças estão cada vez mais cheias de agendas com atividades de desempenho intelectual, com acesso irrestrito a informação e tecnologia. Momentos que estimulam o toque ajuda a criança a reconectar-se com seu corpo, com o sentir, perceber suas emoções relaxar física e cognitivamente.

Ainda assim, as crianças podem sentir dores causadas por tensões.
Se esse assunto é interessante para você, vamos entender o que é a massagem além de todo marketing ligado a estética que costumamos ver em divulgações. Os reais efeitos da massagem estão bem distantes do conhecimento comum e pode ser um grande diferencial na vida das crianças.

O que é massagem?
Antes de conhecer os benefícios que ela pode trazer às crianças, é relevante saber o que é a massagem.
Consiste no ato de manipular os tecidos moles entre eles os músculos por meio de movimentos feitos com as mãos, com a finalidade de estimular, relaxar e trazer alívio de desconfortos, tornando-se uma atividade benéfica de conexão para as pessoas de qualquer idade.

A práticas da massagem é uma atividade que desperta vários sentidos e significados;
- · Empatia no alívio à dor do outro, senso de cuidado;
- · Desenvolve e relaxa os sentidos: tato, paladar, olfato, audição;
- · Favorece a concentração de forma terapêutica;
- · Alívio aos desconfortos emocionais, com a conexão entre quem faz e quem recebe;
- · Fisicamente promove o fortalecimento de vínculo através de estímulo, e relaxamento, favorece a circulação.

E com relação à massagem para as crianças, são inúmeros os benefícios proporcionados.
1. Estimula o desenvolvimento emocional.
A massagem pode contribuir de maneira extremamente eficaz para o estímulo do desenvolvimento emocional das crianças.
Durante esta atividade, doam e recebem toda a atenção, o que faz com que se sintam mais seguros, relaxados, confiantes e podem ainda ter seus medos ou traumas reduzidos. No livro Tocar, O significado humano da pele é citado que quanto mais tocada a criança é na infância, mais segura ela torna-se.
2. Redução de problemas físicos
Cada vez mais cedo as crianças podem desenvolver problemas que antes eram comuns apenas em adultos, como as lesões por esforço repetitivo, tensões, estresse.
Pela constante prática de atividades com muita repetição de movimentos, e horas de estudos e brincadeiras tecnológicas.
É muito comum crianças passarem muitas horas em frente a computadores ou vídeo games, ou no celular com um grande estímulo visual e auditivo, o que pode gerar estresse tanto físico quanto mental.
A práticas da massagem o fazer ou receber pode contribuir consideravelmente para o relaxamento muscular e também para o descanso emocional.
3. Melhora o sistema nervoso e imunológico.
Proporciona melhor percepção do toque e movimentos que são sinais transmitidos ao cérebro de maneira direta. Desta forma, a capacidade de captar os estímulos melhora e a área sensível se amplia.
Agora com relação ao sistema imunológico, este se torna mais eficaz quando estamos calmos e livres de tensões, ou seja, massagear as crianças estimula a imunidade.
4. Fortalece os músculos, melhora a circulação e a respiração e a qualidade do sono.
Realizar de maneira regular ajuda tanto a tonificar a pele quanto proporcionar maior flexibilidade e coordenação das extremidades inferiores ou superiores.
Além disso, ela ainda estimula a respiração, massagear a região do tórax, ombros e costas ajuda no fortalecimento dos pulmões, melhorando também a respiração.

Se você tem crianças em casa que são ativas ou que realizam diversas atividades, adote a rotina da massagem. Você perceberá que estes benefícios serão colocados em prática.
Karine Mariano